Para Marie e Henrique, férias são sinónimo de refeições em família e ao ar livre. De tal forma que o casal nem pensou duas vezes quando finalmente descobriu uma casa em São Brás de Alportel – fez-lhe uma segunda cozinha exterior, com uma mesa comprida e uma ilha de betão para cozinhar cá fora.
A julgar pela data gravada na chaminé, o edifício remonta a 1876 e conserva ainda muito do seu charme antigo, incluindo os tetos típicos em cana, pintados de branco. “Quisemos dar-lhe conforto moderno, mas sem se ver, e seguir um estilo mediterrânico o mais simples possível, até porque a casa era rústica, não muito rica, e tinha de ficar com esse espírito”, resume Marie, curadora de um museu em França e que chegou ao Algarve através do marido, natural da região.
Além de funcionar como destino de férias do casal e dos seus três filhos, desde 2018 a casa pode ser arrendada na totalidade. São quatro quartos ao todo, o mesmo número de casas de banho, uma piscina com 13 metros de comprimento, um jardim enorme, cheio de árvores de fruto, e até uma mesa de matraquilhos. Em suma, um paraíso para crianças, e elas são mais do que bem-vindas: “É tudo à prova de mãos pequenas”, brinca Marie.
Se a costa fica longe, a vista elevada compensa – pelo meio das árvores vê-se o mar e até o farol da ilha da Culatra a brilhar à noite.