Quem fala da Casa do Rio fala obrigatoriamente da Quinta do Vallado, uma propriedade com mais de 300 anos de história, situada no vale do Douro. Foi para anexar 30 hectares de vinha biológica à quinta-mãe que a família Álvares Ribeiro adquiriu um novo terreno em Vila Nova de Foz Côa onde, em 2013, nasceu um pequeno (grande) hotel.
A Casa do Rio foi projetada pelo arquiteto Francisco Vieira de Campos em harmonia com a paisagem que a rodeia. O edifício tem apenas oito quartos, é em madeira e está suspenso, assente somente em dois pontos. Estrategicamente construído entre a vinha e o rio Douro, oferece privacidade e uma vista privilegiada a quem o visita. “Parece uma caixa de fósforos fininha e comprida, pousada em dois pilares de xisto”, diz o CEO João Álvares Ribeiro.
Os hóspedes têm acesso a piscina, zona de spa e a um conjunto de atividades, das quais se destacam as provas de vinhos, que acontecem diariamente. Há ainda passeios de jipe, trilhos pedestres, mergulhos no rio, stand up paddle, windsurf, canoas, pesca, bicicletas BTT e piqueniques. Para provar à mesa, as especialidades da cozinheira Ana Rita são incontornáveis: vão do cabrito em forno de lenha aos espargos selvagens, sem esquecer o arroz de polvo, preparado com vinho da casta Sousão.