É debaixo do alpendre que acontecem os “jantares surpresa”, em que os hóspedes só têm de escolher o ingrediente principal e colocarem-se nas mãos do chef, e é também debaixo do alpendre que os proprietários têm todo o gosto em partilhar a sua história. Marta era diretora técnica numa farmácia em Lisboa, Tiago era consultor numa empresa financeira, em 2016 tiveram um filho e decidiram mudar de vida. Os pais de Marta juntaram-se à aventura e assim abriu o Conversas de Alpendre, um turismo rural com vista para o mar, a dois quilómetros das praias de Cacela Velha.
Na antiga quinta fizeram nascer 12 alojamentos, com características bastante diferentes: nove suítes com várias tipologias; um apartamento com 70 metros quadrados, ideal para famílias; uma casa na árvore, toda em madeira e feita no topo de uma alfarrobeira, a 6,5 metros de altura; e ainda uma cabana com piscina privativa – “por fora parece uma pilha de toros para a lareira, por dentro é um quarto de luxo”.
Luxo, neste caso, é respeitar os materiais locais e saltitar entre o rústico e o moderno, com direito a uma piscina exterior de água salgada, aquecida. Nesta mudança de vida, os proprietários plantaram também uma horta e um laranjal que já começa a dar frutos. Mais uma coisa para conhecer – e provar – no alpendre, pois claro.