So-So

Das expressões populares portuguesas nascem brinquedos e objetos decorativos em madeira.

Texto: Catarina Homem Marques

Já se sabe que os “cães que ladram não mordem”, mas há pelo menos um Basset Hound que, além disso, se pode puxar pela casa com uma corda. E se há quem seja “lento como um caracol”, também já há quem possa ter um caracol veloz para brincar e até fazer corridas. Tudo ideias da So-So, ou “assim-assim”, mais uma expressão tipicamente portuguesa que inspira os produtos desta marca de produtos artesanais de madeira.
“Somos arquitetos e sempre nos fascinou a ligação emocional que as pessoas desenvolvem com a casa e com os objetos que a preenchem. Como complemento da profissão, sentíamos necessidade de criar os nossos próprios objetos, que pudessem pontuar essas casas”, explica Maria do Rosário Santos, que em conjunto com o companheiro, João Paulo Marques, se aventurou por via da “autoaprendizagem” no mundo da madeira, um material que foi revelando as suas possibilidades através do próprio exercício da arquitetura.
Na oficina, começam por usar um provérbio ou expressão para criar um conceito. Apesar de inspirados numa cultura muito portuguesa, pretendem ter “uma estética universal e contemporânea, apelativa a qualquer pessoa”. Com o conceito vão testando os objetos, acertam a escala, os detalhes, e ainda acrescentam um postal. Só a pequena escala de produção permite que cada objeto seja tão único.

Todos os produtos So-So

Cesto de Compras