Numa pequena quinta minhota, em 2016 nasceram as Melgaço Alvarinho Houses. São duas casas, uma T2 e outra T3, que se podem unir através de uma adega subterrânea e funcionar “em plena privacidade”. A mais pequena resulta da recuperação de uma ruína existente na propriedade e é toda em pedra, a maior foi feita de raiz e é uma construção contemporânea
de três andares, revestida a vigotas – os mesmos pilares usados para segurar as vinhas.
O projeto de arquitetura ficou a cargo do ateliê Correia/Ragazzi, do Porto, e ambas as casas, com o interior em madeira, estão completamente equipadas e funcionam em regime de self catering, com um cesto de boas-vindas cheio de produtos locais – incluindo o vinho Alvarinho feito com as uvas da propriedade, na vizinha Quinta de Melgaço.
Com dois hectares, o terreno conta ainda com uma piscina que aproveita um dos socalcos e tem, por isso, vista panorâmica para as vinhas centenárias. Na mesma adega que une as casas, quando a quinta é reservada na totalidade, podem acontecer, a pedido, provas de vinhos realizadas em parceria com produtores da Rota do Alvarinho.