Situada na margem esquerda do Douro, a Quinta de Ventozelo é uma das maiores e mais antigas da região. Conta a lenda que durante a Idade Média, o terreno em Ervedosa do Douro (São João da Pesqueira) era cultivado pelos monges da Ordem de Cister, fundadores do famoso vinho do Porto. Foi depois de muito saltar de mão em mão que a propriedade de 400 hectares – dos quais 200 são vinha – passou a pertencer à família Gran Cruz, a maior empresa exportadora de vinho do Porto em Portugal.
O projeto de reabilitação arquitetónica, terminado em 2019, é uma vénia ao antigamente. A quinta tem agora um hotel rural de quatro estrelas onde imperam as construções em xisto e madeira. Há suítes, casas completas e ainda dois quartos que ficam em antigos balões de cimento onde se armazenava vinho.
No restaurante Cantina de Ventozelo prova-se a gastronomia local com a consultoria do chef Miguel Castro e Silva, que privilegia os ingredientes sazonais e da própria quinta. Destaca-se o menu servido na mesa do chef, que é inteiramente feito no fogo. Mas há muito para lá de boa comida.
Além da piscina, os hóspedes têm à disposição percursos pedestres com audioguia, passeios de bicicleta ou de jipe, vindimas e provas de vinho. Há também atividades na natureza, como observação de aves, passeios noturnos ou largadas de perdizes. A visita à Capela de Nossa Senhora dos Prazeres é indispensável, bem como ao lagar, ao alambique e à loja do cereal, onde se viaja no tempo.