Há 200 anos, a Casa Real de Bragança vendia um dos muitos terrenos de caça do rei de Portugal e nascia, em Monsaraz, uma das herdades mais importantes e produtivas do país. Com capela própria, padaria, praça de touros, vinhas, campos de cereais, casas, oficinas, cavalariças, carpintaria e escola, na verdade o São Lourenço do Barrocal nunca foi só uma herdade – era uma autêntica aldeia, onde viviam mais de 50 famílias e se produziam todos os bens essenciais. Só se ia uma vez por ano a Reguengos de Monsaraz, comprar tecidos na feira. De resto, não faltava nada.
Desde 2016, a herdade também já não é só uma herdade – é um hotel rural de cinco estrelas com spa, piscina, dois restaurantes, horta biológica, loja, cavalos, vacas, passeios guiados, piqueniques, produção biológica de azeite e de vinho, uma cerveja artesanal com poejo e ainda uma coleção de prémios nacionais e internacionais de turismo, vários da revista Monocle.
Toda a recuperação foi repensada numa lógica de respeito e de partilha, o que se vê desde logo na intervenção assinada pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, que lhe valeu o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2018
Os camponeses podem ter sido substituídos por funcionários de camisa branca, mas a rua do Monte continua com edifícios de um lado e doutro, arcadas brancas onde pousam andorinhas à procura de sombra e portas numeradas, que marcam não as casas dos trabalhadores, como antigamente, mas os quartos do hotel.
Ao contrário da ideia de um interior sem vida, há um sem-fim de atividades disponíveis sem sequer sair da propriedade, dos passeios de bicicleta em que é possível admirar o menir mais alto do país e as vinhas com vista para o castelo de Monsaraz, às visitas guiadas para descobrir a botânica ou a arqueologia da herdade. Ao longo de 780 hectares, há ainda ateliers para crianças – que têm também uma sala de brinquedos e uma piscina própria –, passeios a cavalo, aulas de pilates ao ar livre, piqueniques na margem do lago, provas de vinho e tratamentos no spa Susanne Kaufmann com produtos da marca austríaca ou da própria horta biológica. Cinco estrelas que à noite se multiplicam nas sessões astronómicas privadas organizadas com o Dark Sky Alqueva.