Ao fim de oito anos, o Cooking & Nature cresceu e abandonou o ninho. Ou melhor, criou um segundo, 150 metros ao lado. The Nest é o projeto criado pela mesma equipa do hotel de Alvados e é também ele um alojamento rural, pensado para desfrutar o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, onde se insere.
Ás antigas casas de pedra da aldeia foi acrescentada uma nova construção integralmente em madeira clara, por dentro e por fora. Cada quarto (oito ao todo) foi batizado com o nome de um animal local e a ideia é mesmo que seja um ninho – o Perdiz tem até a cama em forma de ovo. A juntar à oferta, há ainda três apartamentos, todos diferentes, que resultaram da recuperação de antigas ruínas e que foram pensados para famílias, com capacidade para dois adultos e duas crianças. Aí, o pequeno-almoço é entregue à porta à hora combinada e uma pequena cozinha permite preparar outras refeições.
A comida é um tema importante, como se percebe pelo nome da unidade-mãe. Enquanto no Cooking & Nature original há workshops de cozinha todos os dias e os jantares são feitos “em modo lição de cozinha”, como diz o proprietário Rui Anastácio, no The Nest os jantares são “em modo petisco saudável” e preparados em showcooking, “com possibilidade de os hóspedes intervirem”. Ninguém passa sede: junto à nova piscina há um honesty bar onde cada um se pode servir, apontando o que tirou.
Com vários percursos disponíveis na natureza – a pé, de bicicleta elétrica ou até a cavalo –, o The Nest quer “divulgar o mais possível a região e trabalhar com as pessoas locais”. Isso vê-se também na própria decoração: o carpinteiro é da terra, as banheiras são fabricadas no concelho (Porto de Mós), os lavatórios de barro são feitos pelo mesmo oleiro que também dá workshops e as cortinas black out são em burel de Mira de Aire.