Mauvais Marie

“Grandes narizes, grandes personalidades”, é o lema dos animais costurados à mão por Elsa Boucinha.

Texto: Ana Dias Ferreira

Os narizes saltam à vista e são, como diz Elsa Boucinha, um sinal da personalidade destes animais. Mãe de dois, a arquiteta começou a costurar os primeiros bonecos para os filhos, até perceber que tinha nas mãos a ideia de uma marca bem humorada, à qual chamou Mauvais Marie – a versão francesa do nosso tão português “mau Maria”.
A sua “aventura artesanal” arrancou em 2018 com brinquedos originais e preocupações de sustentabilidade, mas não só. “Através da brincadeira queria transmitir o valor do trabalho artesanal, o respeito pelo tempo – especialmente o tempo necessário para criar algo de raiz – e o amor pelos materiais naturais”, diz.
Feitos em tecido 100% algodão e com vários pormenores bordados à mão no estúdio de costura da fundadora, em Lisboa, os primeiros animais a ganharem vida foram inspirados nas fábulas de La Fontaine, com direito a uma pequena descrição da sua personalidade única – nalguns casos adaptada aos tempos modernos. Se William o Lobo “desistiu completamente de ser um madrugador”, Harriet a Lebre “é hospedeira e viaja muito”, enquanto Stella a Cegonha “é uma blogger de comida famosa”, com um blogue chamado Jantares numa Garrafa.
Da marca fazem também parte outras “coisas peculiares”, como lhes chama Elsa. Neste caso, rocas também feitas à mão, saquinhos de alfazema para perfumar as gavetas e o roupeiro (em forma de bananas e cogumelos), ou até um “leão dorminhoco”, isto é, uma caixa musical para os bebés adormecerem ao som de Brahms.

Todos os produtos Mauvais Marie

Cesto de Compras