António

Duas irmãs criaram uma marca de marroquinaria feita à mão, em homenagem ao pai.

Texto: Mariana Abreu Garcia

Foi em 2017 que as irmãs Ana e Sara Mateus pegaram na pequena fábrica de marroquinaria que o pai lhes deixou, com quase 40 anos de história, e decidiram fundar uma marca para dar continuidade ao seu trabalho. António, a Handmade Story, veio para dar vida à tradição, por um lado, mas também para criar uma abordagem nova.
Os pilares da marca são a sustentabilidade, a durabilidade dos produtos e a intemporalidade do design. Há malas, carteiras, porta-moedas, mochilas, bolsas de cintura, pastas, porta-cartões e clutches. Tudo em pele de vaca com curtimenta vegetal, “exatamente como o pai fazia”. Cada peça é desenhada por Ana e demora entre três a cinco horas a ser produzida, passando por cinco pares de mãos, cada um com a sua função, que vai de cortar a igualizar, facear, gravar, montar e moldar.
Há duas linhas distintas: a Timeless Line, de inspiração nórdica, com traços simples e cores clássicas; e a Special Edition, “uma expressão de emoções” através da cor sempre natural, com a aplicação de tinta à mão com um efeito salpicado, ao estilo de Jackson Pollock. Em todo o caso, as peças são batizadas com os nomes da própria família Mateus. Entre os bestsellers estão a João, a Ana Isabel, a Maria e a Joana.

Todos os produtos António

Cesto de Compras